Seguidores

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nota divulgada pelos professores do IH!

"No dia 1 de agosto de 2012, reuniram-se 19 professores (com a adesão eletrônica de 6 professores), de um corpo docente de 43 membros, que concordaram com a necessidade de agir de forma urgente perante o atual impasse nas negociações em torno da greve nacional de docentes das IFES.

Os professores reunidos, por unanimidade, concluíram:

1. que os resultados alcançados pelas lideranças do movimento grevista são substantivos e permitem a avaliação positiva do movimento, com seu encaminhamento claro para o retorno às atividades docentes, de extensão e pesquisa interrompidas pela greve;

2. alguns temas que ainda dificultam o encerramento do movimento grevista – envolvendo a carreira docente, a avaliação de profissionais e a promoção e titulação de docentes e pesquisadores – não são de natureza sindical e devem ser colocados para debate no âmbito das universidades, respeitando a autonomia universitária;

Em seguida, ainda por unanimidade, decidiram consultar os colegas do IH/UFRJ, num “plebiscito eletrônico”, visando abalizar uma indicação de saída imediata da greve.

Em nova reunião, no dia 8 de agosto de 2012, com a presença de 21 professores, foi informado o resultado obtido na consulta eletrônica: 26 votos a favor e 9 contra a saída imediata da greve; e 8 abstenções.

A seguir, decidiu-se em votação, por 17 votos favoráveis, o retorno imediato às atividades de docência e pesquisa no Instituto de História da UFRJ, de modo a concluir o calendário letivo do primeiro semestre de 2012.

Para esse fim, são indicados os seguintes procedimentos:

1. O retorno às aulas se fará na segunda-feira, dia 13 de agosto, nos horários e locais previstos no calendário do primeiro semestre letivo de 2012.

2. Um aviso de “retorno às atividades docentes” será lançado no site do IH/UFRJ, de modo que os alunos possam ter acesso à informação. Pedimos a todos que a divulguem através de redes sociais ou de endereços eletrônicos de que disponham.
3. A AdUFRJ deverá ser comunicada, através de documento escrito, da decisão tomada pelo corpo docente do IH/UFRJ.
4. A Coordenação de Graduação do IH/UFRJ solicitará ao CEG da UFRJ a emissão de novo calendário letivo, de modo a viabilizar o retorno às atividades docentes e garantir assim o pleno uso do direito ao seu exercício.
5. A Direção do IH/UFRJ deverá divulgar a todos os professores as informações técnicas relativas aos procedimentos de lançamento de notas, prazos etc., lembrando a impossibilidade de reprovação por faltas ou por ausência de avaliação de alunos regularmente inscritos no primeiro semestre de 2012 neste Instituto.
6. Os professores que não desejarem retornar às atividades docentes na segunda-feira, dia 13 de agosto, deverão informar a sua decisão por email à Direção do IH/UFRJ, de modo que os alunos inscritos nas disciplinas por eles ministradas sejam devidamente informados.

Comissão de Docentes do IH/UFRJ"





Já tem aviso no site também: 
http://www.historia.ufrj.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário