Seguidores

terça-feira, 7 de maio de 2013


Ata da Reunião Extraordinária do CAFIL – UFRJ
Dia: (03/05/2013).
Quórum de 19 pessoas.

PAUTA:
1) Eleições do DCE/CAFIL – (estendido para a próxima reunião)
2) criação de um GT ;
3) ocupações anteriores e ocupação recente da Rádio Pulga (CA.s do IFCS) e
4) choppada/jornal – (estendido para próxima reunião).

INFORMES:
1)   Júlio Anselmo: - EBSERH
                         - Eleições do DCE;
2)   Brunno Amâncio (UFF): - COBREFIL (e por extensão ENEFIL e ABEF);

3)   Gustavo (C.S): - Ocupação e

4)   Fernando Rabelo: - Alojamento.


Sobre os informes:

1)   Júlio Anselmo fez sua fala sobre o que é EBSERH, esclareceu o que significa e como a aprovação da EBSERH influenciará além da comunidade UFRJ, principalmente os usuários do Hospital Universitário. Convocou a todos a mobilizar-se para barrar a EBSERH. Felipe Araújo completou a fala ressaltando a importância dessa questão e como ela atingirá de forma imediata toda população, já que o Hospital Universitário seria reconfigurado, podendo prejudicar a todos que necessitam de atendimentos, o que corresponde a grande parte dos pacientes.

-Quinta feira 07/05, as 9h será disponibilizado, na porta do IFCS, um ônibus para levar os alunos ao Fundão, onde acontecerá um ato do CONSUNI para barrar a EBSERH no CCS.

Dia 17/05 – Ato público – Bandejão e Assistência Estudantil, em Brasília.

- Júlio Anselmo nos atualizou sobre o panorama das Eleições do DCE. A mesma passa por um impasse entre dois grupos. Um que deseja que a eleição aconteça o mais rápido possível e tem como previsão o próximo mês e o outro grupo entende que a eleição demanda um maior tempo para ser justa e ter qualidade, avaliando a data sugerida pelo primeiro grupo como inviável.

2)   Brunno Amâncio, aluno da UFF e integrante do Coletivo de Estudantes de Filosofia, trouxe sua importante contribuição. Esclareceu e nos apresentou um resumo histórico sobre ENEF – ABEF, hoje, COBREFIL. Expôs o cenário atual do COBREFIL e suas dificuldades de gerir, administrar e organizar o evento que tem caráter “político” e precisa ser pensado por todo centro acadêmico. Explicou a diferença de formato e proposta do ENEFIL e do COBREFIL e levou uma proposta que tem circulado entre alunos de Filosofia que é a de unir o ENEFIL e o CAFIL entendendo também que facilitaria e seria mais produtivo um evento unificado a cada dois anos.

- Sobre a questão do COBREFIL acontecer no AMAPÁ, foi justificada pelo fato da sede anterior, São Paulo, estar envolvida com problemas judiciais e impedida de realizar o evento e, as pressas, o único estado a oferecer sediar um evento de grande porte com toda estrutura necessária, foi o Amapá. É provável que o evento, encontrando tantas dificuldades, não aconteça esse ano. Os presentes decidiram colaborar com a construção desse espaço de COBREFIL enviando uma carta de apoio e parabenizar o Amapá pelo interesse e esforço.

3)    Gustavo, aluno do curso de Ciências Sociais (IFCS), fez sua fala sobre o que o grupo pretende com a Ocupação, como se deu as ocupações anteriores e como planejam construir esse espaço de luta pela volta dos espaços de convivência e as salas de centros acadêmicos. Manifestou seu interesse em receber apoio do CAFIL no movimento em questão, já que reivindicam melhorias a todos interessados.

- Os presentes entenderam que não havia necessidade do CAFIL, quanto centro acadêmico, tomar uma posição definitiva sobre o caso e ficou decidido que amadureceríamos a ideia e cada um, individualmente, se mobilizaria.


4)   Devido aos debates e dúvidas esclarecidas sobre COBREFIL/ENEFIL terem se estendido, bem como outras questões da reunião, Jean resolveu adiar a pauta/sugestão dos GTs para a próxima reunião

Nenhum comentário:

Postar um comentário